Estiveram reunidos hoje, 30 de julho, na sede da Polícia Penal, o SINDPENAL na figura de seus representantes, Antonio Pereira, Renato Mingardi e Denílson Fonseca, juntamente com o Diretor Geral da Polícia Penal, Sr. Rodrigo Santos Andrade e os Diretores de setores da instituição Paulo Cordeiro e Helber.
Primeiramente o DGPP, Senhor Rodrigo, deixou claro que ouve um erro de comunicação entre funcionários do sindicato e da Polícia Penal, causando o problema de agendamento da reunião, mas que reafirma sua palavra desde a primeira reunião, em que suas portas estão abertas para qualquer entidade representativa dos Policiais Penais. Com isso o presidente do SINDPENAL, Sr. Antonio, agradeceu ao DGPP pela oportunidade da reunião com a Diretoria Geral da Polícia Penal.
Dentre os assuntos tratados, está a pauta abaixo;
Muitas das questões e denúncias apresentadas pelo sindicato, serão respondidas oficialmente de forma técnica através de ofício da Polícia Penal endereçado ao SINDPENAL.
O DGPP, Senhor Rodrigo deixou claro que a determinação do desmonte dos Corpos da Guarda em algumas unidades prisionais e Bases de escolta, não partiu dele e nem da SAP, foi ato isolado de alguns Dirigentes de Unidades Prisionais e Coordenadores, e pediu para que o sindicato apresente os nomes das unidades em que ocorreram estes fatos para que sejam tomadas as devidas providências.
” O SINDPENAL pede para que seus filiados enviem para o sindicato o nome de todas as unidade em que a Diretoria Geral está tentando desmontar a estrutura dos Corpos da Guarda, pois a lista será enviada ao DGPP”
O DGPP afirmou que as mudanças e integração entre as carreiras deve ocorrer de forma gradativa e levar um bom tempo ainda e está aberto a sugestões de melhoria nesta transição. Reafirmou que preza pelo bom andamento dos trabalhos e que todos os servidores tem sua devida importância dentro da Polícia Penal.
O Senhor Antonio expressou ao DGPP sua preocupação em relação a diferença de tratamento recebido pelos Policiais Penais dentro das unidades prisionais e destacou que a Lei deve ser a mesma para todos os servidores.
Em relação aos coletes balísticos vencidos o Senhor Rodrigo disse que o sindicato deveria ter levado imediatamente o assunto à instituição para que as providências fossem tomadas, e o Presidente do SINDPENAL reafirmou que devido à experiências anteriores, poucas denúncias apresentadas, são realmente sanadas pela Secretaria e que a mídia já tinha as informações dos coletes vencidos antes mesmo do sindicato.
Na questão do acautelamento das armas, o DGPP disse que o processo está bem adiantado e que faltam apenas a aquisição de coldres específicos para as pistolas Springfield para dar continuidade aos processos de acautelamento.
A reunião durou cerca de 2 horas e ficou clara, por parte da Diretoria Geral da Polícia Penal, a preocupação em fornecer melhorias para o trabalho dos Policiais Penais e que muitas novidades positivas virão pela frente.
O SINDPENAL agradece ao DGPP, Sr. Rodrigo pela recepção e esclarecimento de muitas dúvidas.
Posteriormente serão publicadas outras matérias sobre os assuntos tratados na reunião

