O SINDPENAL quando se posicionou a favor de nível superior para o cargo de Policial Penal no estado de São Paulo, pensou em melhorias para a categoria, com salários mais atrativos para preenchimento dos cargos vagos para os próximos concursos, o que não aconteceu de fato, naquele momento os salários estavam sendo transformados em subsídio, não sabíamos o que estava para acontecer, acreditávamos em melhorias com a unificação das duas categorias (Agentes de Segurança Penitenciária e Agentes de Escolta e V. Penitenciária).
A Polícia Militar de São Paulo registrou 57.967 inscritos (2025) para o cargo de soldado de 2ª classe, que exigiu nível médio. Os dados são da Fundação Vunesp.
O Concurso para Policial Penal (2025) do Estado de São Paulo registrou cerca de de 5 mil inscritos para disputar uma vaga no cargo.
https://folha.qconcursos.com/n/concurso-penal-sp-2026-inscritos
O Estado que faz divisa com São Paulo, domingo 25 de janeiro de 2026, foram realizadas as provas objetiva e redação do concurso público da Polícia Penal de Minas Gerais. Ao todo, 146.321 candidatos inscritos disputam 1.178 vagas para homens e mulheres. Desse total, 907 vagas são destinadas aos homens, incluindo 91 para Pessoas com Deficiência (PcD), e 271 para mulheres, sendo 27 reservadas a PcD.
Acreditamos que a mudança para nível superior foi um equívoco por parte do Governo, que vai ter dificuldades em preencher as vagas com uma das menores concorrências vista para área de segurança pública nos últimos anos.
O Governo está diante de um grande problema, a situação dos atuais policiais penais, sem efetivo, salário digno e com a unificação dos cargos antigos (AEVP/ASP) piorou muito a vida dos servidores que estão diante de um problema nunca visto até o momento, podemos dizer que vida funcional com estresse pode trazer sérios problemas com a saúde, aumento de licenças e afastamentos entre outros transtornos.
Está semana o departamento jurídico junto com a diretoria vai finalizar um documento que será enviado ao Ministério Público (MP) questionando o caos que se encontra os antigos (AEVPs) com a transformação e unificação dos cargos que estão colocando sua vida e a saúde em risco.
São várias denúncias que chegam todos os dias, o descontentamento é geral.
-
- Problemas Físicos:
-
- Coração e Sangue: Hipertensão arterial, taquicardia, maior risco de infarto e derrame.
- Sistema Digestivo:
Gastrite, úlceras, síndrome do intestino irritável, prisões de ventre e dores abdominais
-
- Músculos e Nervos: Tensão muscular, dores de cabeça, enxaqueca, formigamento e bruxismo.
- Imunidade e Pele: Baixa imunidade, infecções frequentes, resfriados, alergias e psoríase.
- Metabolismo: Alterações no apetite (comer mais ou menos) e ganho ou perda de peso.
- Problemas Físicos:
- Problemas Mentais e Emocionais:
- Ansiedade, depressão e transtornos de humor.
- Esgotamento (Burnout), cansaço constante e falta de interesse.
- Dificuldade de concentração e problemas de memória.
- Alterações Comportamentais:
- Distúrbios do sono (insônia ou dormir demais).
- Aumento do uso de substâncias (álcool, tabaco).