Segundo matéria do portal G1, publicada na noite de ontem, 27 de junho, a Secretaria de Administração Penitenciária iniciou o recolhimento dos coletes balísticos com prazo de validade vencidos, mas de acordo com denùncias recebidas pelo SINDPENAL, muitas unidades prisionais contam com “TODOS” os coletes vencidos para a utilização dos Policiais Penais, sendo necessário portanto o recolhimento total destes e a substituição por coletes com prazo vigente.
Ainda há a questão do revezamento dos coletes, pois unidades que tinham entre 35 a 40 coletes, ficaram com apenas 10 em média, devido ao recolhimento dos vencidos, causando o recolhimento de coletes acautelados pelos Policiais que tinham este direito, além também de gerar desconforto, falta de higiêne e risco para a segurança pessoal dos Policiais Penais, pois em caso de uma eventualidade de tentativa de fuga, motim ou resgate de presos, 2 plantões de Policiais não poderão trabalhar juntos para conter a eventualidade, justamente pela falta de coletes.
Matéria completa do G1 com vídeo no link abaixo:
O governo de São Paulo recolheu coletes à prova de bala vencidos que estavam em presídios estaduais. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (27) pelo Sindicato dos Policiais Penais do Estado (Sindpenal).
Na quinta-feira (26), o SP2 mostrou que coletes vencidos seguiam em uso nas unidades prisionais da Grande São Paulo, do interior e do litoral paulista, conforme o sindicato.
O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária, negou que os policiais penais estivessem usando coletes vencidos, porém confirmou que abriu uma licitação para aquisição de 9.500 novos coletes, que devem ser entregues no fim de julho.