Nesta madrugada (15/04/2025), por volta das 01h, foram capturados 02 indivíduos (ninjas) na área de segurança externa do Complexo Campinas/ Hortolândia, próximos a Penitenciária 2 de Hortolândia.
Foram apreendidos mais de 25 celulares, mais de 20 carregadores de celulares, mais de 15 chips, cartões de memória, cabos de alimentação, chave de fenda, alicate de corte, bechigas para armezenamento de drogas, dentre outros objetos ilícitos.
Pela confissão dos indivíduos, todo o material ilícito era para ser entregue na PI de Hortolândia, porém foram pegos próximo da aréa de segurança da PII de Hortolândia.
Importante destacar que os Policiais Penais da segurança externa do Complexo Campinas/Hortolândia enfrentam problemas de falta de efetivo, falta de estrutura, equipamentos e armamentos, os radios HT da subportaria apresentam falhas de comunicação e carregamento, o veículo utilizado para fazer rondas é uma Spin sem identificação da Polícia Penal, não há acautelamento de armas, as FAMAE (que sempre apresentam falhas) ainda são utilizadas como arma longa para proteger o perímetro externo das unidades P1, P2 e Subportaria, sendo que em muitas das vezes as CARABINAS 556 , que é um armamento mais novo e adequado para cobrir a segurança em grandes perímetros, ficam guardados sem uso em outras unidades do Complexo, mesmo com todo o histórico de resgate de presos, confrontos armados, fugas, rebeliões, prisões de ninjas e centenas de ocorrências.
Esperamos que a Diretoria da Polícia Penal olhe com atenção para a segurança do Complexo Campinas/Hortolândia e primordialmente olhe para a segurança dos Policiais Penais que trabalham lá.
Os dois suspeitos e os materiais ilícitos foram conduzidos à delegacia de plantão, onde a autoridade policial tomou as medidas cabíveis.
SINDPENAL parabeniza todos os Policiais Penais envolvidos nessa apreensão.